domingo, 12 de julho de 2015

1ª Atividade: Agricultura Familiar

O que é agricultura familiar?


A Agricultura Familiar consiste em uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias e não agropecuárias de base familiar, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas por uma família com predominância de mão de obra familiar e que apresenta papel relevante para o desenvolvimento do País.

Por que existe essa preocupação mundial com a agricultura familiar?  Há, de fato, escassez de alimento no mundo?


Organizações de todo o mundo estão sempre levantando questões em relação a agricultura familiar. Com o aumento da população e das áreas urbanas a escassez de alimento se espalha pelo mundo e sem que notamos vem nos afetando grandemente. Parte da população mundial desde já se preocupa que em um futuro próximo a escassez de alimento nos alcançará. 

É possível realizar a agricultura familiar em qualquer região? Pensando na questão do solo, qualquer Solo é propício à agricultura familiar?


Dependendo de alguns fatores, como o clima e o solo, qualquer região se torna fértil. Se bem cuidado, qualquer solo pode se tornar propicio a agricultura.

Você concorda que agricultura familiar seria uma solução para erradicar a fome? 


Sim, pois muitos do alimentos que vemos nos mercados vem diretamente ou indiretamente de hortas, então se cada família produzir seu próprio alimento a cada dia nos afastaremos mais da escassez de alimentos, melhorando cada vez mais a economia de seu país. 

Os cultivos das hortas escolares e comunitárias se assemelham com a ideia de agricultura familiar apresentada no site oficial? 


Sim, porque da mesma forma em que se cultiva a agricultura familiar, se cultiva a agricultura em hortas comunitárias e escolares. Tendo assim uma única diferença em que a agricultura familiar vai para consumo próprio e as comunitárias vão para o consumo da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário